Quando você concilia uma conta, compara o saldo inicial e as transações listadas no arquivo da sua empresa do QuickBooks com os extratos bancário e de cartão de crédito mensais para verificar se correspondem-se.

Você sabe que seu banco e seus livros contábeis concordam quando a diferença entre eles é de R$ 0,00.

Saiba mais sobre os benefícios da conciliação.

Recomendamos que você concilie sua conta ao receber o extrato de cada período.

No entanto, se nunca conciliou ou se não fizer isso com frequência, você pode seguir estas etapas para conciliar suas contas.

Comece pelo extrato bancário mais antigo e concilie mês a mês até o extrato mais recente.

Quanto mais cedo você começar, maior a probabilidade de descobrir erros e discrepâncias.

Se você conciliou em algum momento no ano anterior, será necessário iniciar daquele ponto, conciliando contra cada extrato, um de cada vez e em ordem, até o mais recente.

Dica: em média, conciliações manuais podem levar até uma hora. Se você conectar seu banco ao QuickBooks, normalmente elas levarão menos de dez minutos.

Configurar a conciliação

  1. Selecione o ícone de engrenagem na barra de ferramentas.

  2. Em Ferramentas, selecione Conciliar.

  3. Clique em Iniciar conciliação.

  4. No menu suspenso Conta, selecione a conta bancária correta.

    Dependendo do tipo de conta, são exibidos diferentes campos de informações de demonstrativo.

  5. Se a conta já foi conciliada antes, verifique a data de término do último extrato, listada abaixo do campo Data de término para se certificar que você está conciliando o extrato do mês seguinte.
  6. Confirme se o saldo inicial do seu extrato corresponde ao saldo inicial na tela.
    Se não corresponderem, consulte Meu equilíbrio de abertura de reconciliação está errado. Como faço para deixá-lo igual ao meu extrato?.
  7. Digite o Saldo final e a Data final do extrato.

    Se não for solicitado que você digite o saldo final ou a data final do extrato, você já tem uma conciliação em andamento para essa conta.
    Se necessário, você pode editar o saldo final ou a data de término na página Conciliar.
  8. Digite as informações adicionais solicitadas.
    Se o extrato não tiver um valor em um desses campos adicionais, deixe-o em branco.
    Para contas conectadas à conexão bancária, os campos Encargo de serviço, Receita de juros e Encargo financeiro (cartões de crédito) não serão exibidos porque essas entradas são importadas automaticamente.
  9. Clique em Iniciar conciliação para abrir a página Conciliar.

Você pode agora começar a comparar transações para ter certeza de que as informações no QuickBooks correspondem às informações no seu extrato bancário ou de cartão de crédito.

Conciliar a conta

  1. Na página Conciliar, compare o número total de transações listadas na tela para cada tipo de transação ao número de transações listado no seu demonstrativo.

    Se eles não corresponderem, consulte Por que minha conta no QuickBooks não corresponde ao meu extrato?
  2. Se necessário, clique em Editar informações para editar o Saldo final ou a Data de término do seu extrato.
  3. No extrato da sua conta, revise a primeira transação e encontre a mesma transação na lista na janela Conciliar.
    A tela lista Todas as transações, mas, se você tiver muitas transações para revisar, poderá usar as guias para revisar somente Pagamentos ou Depósitos.
  4. Se a transação listada na tela corresponder à transação no seu extrato, marque a caixa de seleção ao lado do valor da transação.
    Se o valor no QuickBooks estiver incorreto, clique na transação para abri-la e ajuste manualmente o valor. Depois de corrigir, marque a caixa de seleção
  5. Repita essa comparação para cada transação listada na sua declaração.

    No menu suspenso, você pode selecionar Salvar mais tarde para salvar seu trabalho.

  6. Depois de revisar todas as transações listadas, se o valor do painel Diferença for zero, clique em Terminar agora no menu suspenso.
    Se o valor no painel Diferença não for zero, consulte Por que minha conta no QuickBooks não corresponde ao meu extrato? para ver etapas adicionais de solução de problemas.
  7. Na mensagem Sucesso, clique em Concluído ou em Ver relatório para revisar seu relatório Conciliação.

Quando sua conciliação está concluída, você pode ter certeza de que as informações no QuickBooks correspondem às informações no seu extrato bancário ou de cartão de crédito.

Conciliar contas conectadas à conexão bancária

As contas conectadas à conexão bancária oferecem informações adicionais para ajudar você com a conciliação.

  • Os campos Encargo de serviço, Receita de juros e Encargo financeiro (cartões de crédito) são preenchidos automaticamente, pois essas informações são importadas diretamente do banco ou da instituição financeira
  • A coluna Data da compensação indica a data em que uma transação é compensada no banco
    Se a transação não for originária do banco, ou tiver uma correspondência do banco, nenhuma data será listada na coluna Data da compensação para essa transação
  • Você receberá um alerta automático no caso de discrepâncias de Data da transação ou Data da compensação
    Por exemplo:
    • Se a transação tiver uma data da transação digitada manualmente que se enquadre no período do extrato, mas a transação for compensada após a data de término do extrato, ela será desmarcada automaticamente
    • Se a transação tiver uma data da transação digitada manualmente que fique fora do período do extrato, mas o banco indicar que a transação foi compensada dentro desse período, a transação não será listada na página Conciliar (pois está fora do período do extrato), mas você receberá um alerta Exibir transações ocultas de notificação da transação